História da Escola

ESTADO DE SANTA CATARINA.

9º SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANÍSIO RACHADEL DE OLIVEIRA.

ANTA GORDA – VIDEIRA - SANTA CATARINA.



HISTÓRICO




A 1ª (primeira) Escola foi construída em 1930 e estava localizada entre as duas Capelas: a Católica e a Evangélica.

A Escola Isolada Estadual de Anta Gorda, do Distrito de Anta Gorda, Município de Videira, foi transformada em Escolas Reunidas Profº Anísio Rachadel de Oliveira pelo Decreto Nº 269 de 24 de abril de 1952, publicado no Diário Oficial nº 4.658 de 16 de maio de 1952. A Direção foi entregue à professora regionalizada, Doralina Pires Curuca.

Funcionava no prédio que era composto de duas salas de aula, onde funcionava o Curso Primário Elementar (1ª a 4ª série).

A Professora Doralina Pires Curuca, além de responder pela Direção das Escolas Reunidas Profº Anísio Rachadel de Oliveira, lecionava para 3ª e 4ª séries. Quem ministrava as aulas para as 1ª e 2ª séries era a professora complementarista, Erna Posanski. Naquela época o Presidente da República era o Sr. Getúlio Vargas, o Governador do Estado de Santa Catarina era o Sr. Irineu Bornhausen, Secretário de Educação, Justiça e Saúde era o Sr. Fernando Ferreira Mello, Diretora do Departamento de Educação, Sra Ondina Gonzaga Nunes, Inspetor Geral de Ensino, Profº Abelardo Souza, Prefeito Municipal de Videira, Sr. Antonio Gaio, Inspetor Escolar da 22ª Circunscrição, Profº José Benedito Ribeiro.

Foi transformada em Escola Básica Anísio Rachadel de Oliveira, pelo Decreto nº 426/74 de 7.5.74, sob os seguintes termos:

“O Governador de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Parecer nº 275/73, da Comissão Egrégia do Conselho Estadual de Educação, de 1º Grau, Decreta:

Art. 1º - Fica Transformada em Escola Básica, código 14.03.108, as ESCOLAS REUNIDAS ANÍSIO RACHADEL DE OLIVEIRA do município de Videira, com o funcionamento da 5ª série do 1º Grau.

Art. 2º - O funcionamento definitivo desta e demais séries do 1º Grau ficará em vigor ficará condicionada à aprovação prévia do Egrégio Conselho Estadual de Educação.

Art. 3º - O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Florianópolis em 7 de maio de 1974.




PAULO HENRIQUE BLASI COLOMBO MACHADO SALES

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO GOVERNADOR




As séries foram autorizadas por etapas, conforme artigo 2º descrito acima.

Em 1975, pelo parecer nº 416/74, autoriza o funcionamento da 6ª série .

Em 1976, parecer 254, de 19 de março de 1976, autoriza o funcionamento da 7ª série.

Finalmente, em 1977, sob o parecer nº 3.684, de 04.11.1977 é autorizada o funcionamento da 8ª série.

Sob a resolução nº 30/82, de 20 de dezembro de 1982, o Presidente do Conselho Estadual de Educação do estado de Santa Catarina, resolve sob o uso de suas atribuições, reconhecer finalmente a Escola Básica Anísio Rachadel de Oliveira como um estabelecimento Oficial de Ensino de 1º grau (sob a direção da Senhora Adelaide Batistella).

Hoje, Escola de Educação Básica Anísio Rachadel de Oliveira, 802000730830, está situada à Rua Rachel Nora, S/N no Distrito de Anta Gorda, Videira, Santa Catarina.

Atualmente, esta escola conta com a matrícula de 100 alunos, funciona em dois turnos: de 4ª a 8ª série no período matutino e de PRÉ a 3ª série no período Vespertino. Dispõe de (6) salas de aula, uma biblioteca, parte administrativa, quadra de esportes, área coberta, sala dos professores, cozinha e banheiros. Está sob a direção da professora Lilian Heckler Trevisol, secretária Marlei Tascheck,15 professores e (2) merendeiras e (1) servente.

A E.E.B.A.R.O. funciona em prédio próprio e tem como entidade mantenedora o Governo do Estado de Santa Catarina do qual recebe e segue orientações, expedidas pela Secretaria da Educação, através da SECRETARIA REGIONAL e 9ª GEREI e demais órgãos competentes.