sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Recreio Criativo

Recreio Criativo

Categoria: Ensino Fundamental

Instituição: Escola de Educação Básica Anísio Rachadel de Oliveira

Orientador (a): Francisca Angelita Pontes Tedesco

angelitatedesco@gmail.com


Os alunos precisam de um acompanhamento em todos os momentos de sua permanência na unidade escolar a fim de evitar transtornos que venham comprometer a sua integridade física e psicológica. No horário do recreio as crianças costumam extravasar sua energia através de brincadeiras. Apesar de toda atenção conferida a eles é nesse momento que os acidentes acontecem. Este projeto surgiu da necessidade de envolver alunos numa atividade prazerosa durante o recreio, para desenvolver o respeito e a solidariedade, evitando assim situações de Bullying, identificadas na escola e além disso, promover e estimular os dons artísticos, esportivos, o conhecimento e a valorização da cultura, exercitar as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto. Já algum tempo se trabalha o tema Bullying e foram feitas diversas atividades para reflexão, como gincanas, palestras e murais. A Direção da escola, a ATP (Assistente Técnica Pedagógica), a professora orientadora, reuniram-se com os líderes de classe e com os alunos que fazem parte do Grêmio estudantil, para orientá-los e formar as equipes de monitores e organizar as atividades e espaços que seriam utilizados, garantindo assim a participação de todos. A princípio as atividades trabalhadas são: brincadeiras de roda, dança improvisada, pular corda, elástico, amarelinha cantos com violão, futebol, queimador, jogos de mesa, tênis de mesa e peteca. Os alunos escalados do dia saem 5 minutos antes para o recreio, assim podem lanchar e em seguida vão organizar os espaços para as atividades. As atividades acontecem todos os dias da semana durante os 15 minutos de intervalo, tanto no período matutino quanto vespertino. Foi feito uma escala de alunos e de atividades a serem desenvolvidas no dia, sujeitas a modificações no decorrer do período. Os mesmos interagem com os alunos em atividades lúdicas que atuam também na parte psicomotora, auxiliando assim seu desenvolvimento intelectual. A avaliação dos alunos acontece de forma contínua e sistemática. As atividades são avaliadas durante a execução do projeto e após, em reuniões pedagógicas com os professores, reunião com os líderes de sala e Grêmio Estudantil. Vale lembrar que sempre tem para aqueles que não queiram participar das atividades dirigidas, material diverso para leitura, disposto em caixinhas, na área coberta da escola. Esse é um trabalho contínuo, não termina aqui, temos o desejo de que todos se respeitem, brinquem de maneira educativa e cultural, aliando momentos de alegria, prazer, diversão e responsabilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário